quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeito Paulo Gomes abre Festival da Cachaça e destaca parceiros do evento


O Festival da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo da cidade de Areia, no brejo paraibano, foi aberto oficialmente na tarde desta quarta-feira (25) com as presenças do prefeito Paulo Gomes (PRB), secretários estaduais e municipais, empresários e donos de Engenho da região que assistiram a apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda, e logo após participaram do primeiro do ciclo de palestras previsto para o evento. 



Em seu discurso, o prefeito Paulo Gomes parabenizou a organização do evento, destacando ainda o apoio e colaboração do deputado estadual Tião Gomes (PSL), que foi o idealizador do evento, ainda em 1997 e ajudou a tornar uma realidade o resgate do Festival para o município de Areia. 




Segundo o gestor, a festa movimenta os setores econômicos e o turismo da cidade, proporcionando geração de emprego, renda e cultura, já que beneficia os comerciantes de pequeno e grande porte da cidade. Assim como o Octuberfest, realizado em Blumenau, o festival de Areia valoriza uma cultura, que é a da cana de açúcar e seus produtos, que são produzidos nos engenhos da região. 




“Foi graças à produção da aguardente, da rapadura e do açúcar mascavo que o festival foi criado e para incrementar a festa, foi idealizado também o bregareia, valorizando um gênero musical muitas vezes discriminado, pelo seu estilo simples e brega”, destacou.




Presente a abertura do evento, o secretário de Agricultura do Governo do Estado, Marenilso Batista, parabenizou a gestão, através da pessoa do prefeito Paulo Gomes por ter resgatado o festival e se empenhado para que uma promessa de governo se tornasse realidade já no primeiro ano de mandato. Ele citou ainda o reconhecimento do Governo Federal e do Governo Estadual, que acreditaram na proposta e firmaram parceria com o evento, o que comprova a importância da cultura da cana de açúcar para o povo, para o Estado e para o Brasil. 




A solenidade de abertura do festival ainda contou com a presença de alunos e professores da universidade e da rede municipal e estadual de ensino, que prestigiaram as apresentações no dia de hoje. 




OFICINA




O primeiro ciclo de oficinas previsto para o evento contou com a palestra do professor José Luciano Albino Barbosa, da Universidade Estadual da Paraíba, que falou sobre “Cana de Açúcar: História e Perspectivas”.
Entre os destaques da oficina, ênfase para a produção da cachaça com sabor.




O Ciclo prossegue na quinta-feira com a palestra do professor Anderson Vilela, da Universidade Federal da Paraíba, sobre “Cana-de Açúcar: Qualidade Físico-Química”, às 8 horas da manhã. E, em seguida, teremos o “Café Com Arte”, às 9 horas, e uma mesa redonda sobre o Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar e manejo Varietal no Nordeste.


No mesmo dia, teremos a apresentação do Programa de Cana Semente, pelo secretário executivo da Agropecuária do Governo do Estado, e a palestra “Conservação do Solo na Cultura da Cana-de-Açúcar, pelo professor Ivandro de França da Silva, da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário