quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alvo de elogios e aplausos, artista plástico criador do portal do Bregareia comemora

Alvo de elogios e aplausos, artista plástico criador do portal do Bregareia comemora
Quem prestigiou o XIV Bregareia, realizado na última semana do mês de setembro desse ano, no município de Areia, brejo paraibano, foi surpreendido por uma nova roupagem da festa, que teve como atração principal a porta de entrada do evento.

Idealizado pelo artista plástico e escultor Yon Fontes, natural de Cuité, mas que reside na Capital João Pessoa, o novo portal de entrada do Bregareia foi criado em tempo recorde, especialmente para o resgate da data, que voltou em 2013 após quatro anos sem ser realizada e acabou virando o cartão postal do evento.

Segundo o artista, a ideia inicial era criar várias garrafas maiores, réplicas das cachaças que iriam abrilhantar o Festival Brasileiro da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo e distribuí-las em pontos estratégicos da festa, no entanto, como o tempo era curto e a confecção das peças por unidade iria demorar bastante, foi pensado um portal que contemplasse a todas as aguardentes e ainda os outros produtos derivados da cana de açúcar em um só local.

"Como o Bregareia é um misto de Festival dos produtos da cana de açúcar com a música brega, tentamos colocar em um só local todos esses elementos e acabou saindo um lindo portal, que apesar da correria e do pouco tempo para confeccioná-lo, foi um trabalho satisfatório e que rendeu resultados positivos, pois recebi bastantes elogios e ainda continuo recebendo", disse.

Para Fontes, foi um desafio produzir uma peça nas dimensões do portal para o Bregareia. "Geralmente construo uma peça entre dois e três meses de antecedência da festa e dessa vez tive apenas 22 dias para produzir tudo, fiquei com medo que não desse tempo, tentei até mesmo fazer a entrada do portal como um boteco do bregareia, mas ao final deu tudo certo, conseguimos unir a diversão com a seriedade da festa no que diz respeito à comercialização dos derivados da cana de açúcar e o resultado foi bastante positivo, o portal ficou lindo", destacou.

Além do portal, o artista também fez uma pequena instante, com mais réplicas das garrafas de cachaças que foram disponibilizadas no trevo que dá na entrada do município, assim, os visitantes que desembarcassem em Areia já sentiriam um pouquinho do gostinho do evento já na chegada à cidade.

A réplica do bar do chifre, também idealizada pelo artista, foi outra atração à parte.



Apesar de ser da cidade de Cuité, o artista se revela um apaixonado pelo município de Areia, tanto pela história, quanto pela cultura e o patrimônio histórico da cidade, que segundo ele, está em ótimo estado de conservação.

"Areia é um ponto cultural, eu digo que se eu pudesse escolher onde morar, eu moraria em Areia, fiquei muito feliz de ter sido chamado para fazer esse trabalho e pelo pessoal da gestão ter acreditado no meu potencial", falou.

Nas redes sociais, a fachada da festa é só elogios. Quem passou por Areia parou na frente da fachada e cuidou logo de eternizar em registro fotográfico na frente do elogiado portal. Até um ‘meme' foi postado com o título: "Se você foi pra o Bregareia e não tirou uma foto aqui eu cegue".

Além de artista plástico, Fontes também é ator, figurinista, coreografo e pintor. Seu ateliê fica localizado no bairro do Valentina, em João Pessoa, na Rua Coronel Joaquim Pereira dos Santos, nº 531. Quem quiser contratar os serviços do artista basta entrar em contato através do telefone (83) 8821-3141 e deixar seu evento tão bonito quanto o Bregareia.

Assessoria PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário